8 de abril de 2017

Governador entrega reforma de escola na cidade de Santa Helena.


O governador Ricardo Coutinho inaugurou, nesta sexta-feira (7), a reforma da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Elaine Soares Brasileiro, na cidade de Santa Helena. A unidade de ensino tem capacidade para atender cerca de 300 alunos por turno e recebeu recursos na ordem de R$ 1 milhão para a execução da obra e aquisição de equipamentos. A vice-governadora Lígia Feliciano, o deputado federal Damião Feliciano, deputados estaduais, auxiliares do Governo e lideranças da região estiveram presentes.
Na ocasião, Ricardo lembrou que a reforma da Escola Elaine Soares Brasileiro foi uma demanda que a população levou ao Orçamento Democrático Estadual (ODE) e ressaltou a importância da participação popular nas audiências de 2017. “Hoje abro o ciclo 2017 do ODE, esse espaço que é a caixa de anseios da população. Vamos ouvir o povo e fazer o que for prioridade para cada região. Essa reforma foi uma demanda dos cidadãos e entrego a obra e equipamentos que somam cerca de R$ 1 milhão de investimento. É um prazer retornar a esta cidade para poder cumprir esse compromisso firmado no ODE”, falou.
O governador ainda ressaltou que as escolas da rede estadual de ensino estão passando por muitas mudanças, não apenas na parte estrutural, mas também pedagógica. “Eu estudei em escola pública e no meu tempo os alunos não tinham robótica, informática e nem a oportunidade de viajar para o exterior. Ano passado, duas estudantes de Santa Helena foram para o Canadá, através do Gira Mundo. E este ano, dobramos as vagas, ou seja, são mais chances para que o aluno da rede pública amplie seus horizontes por meio da educação”, observou.
A Escola Elaine Soares Brasileiro possui oito salas de aula, laboratório de robótica e informática, refeitório com capacidade para 100 pessoas, ginásio, recreio coberto, passarela, banheiros, sala de professores, diretoria, cozinha e outras dependências. Os principais serviços executados foram a substituição das esquadrias, colocação de piso granilite em alguns ambientes, revestimento cerâmico em todos os ambientes, substituição das instalações hidrossanitárias, elétrica, construção do muro de contorno e pintura inspirada no cubismo.
“Essa escola está completamente modificada, com uma boa estrutura, refeitório de qualidade para os alunos, salas confortáveis, enfim, ficou linda. Antes a situação não era boa. Hoje temos cerca de 250 alunos matriculados e tenho certeza que todos estão felizes em poder estudar na nova Escola Elaine Soares Brasileiro”, comemorou a diretora Fátima Oliveira.
O aluno Marcelo Martins, de 18 anos, comentou que teve o primeiro contato com a robótica na escola e ficou encantado. “Eu gosto demais de estudar com o auxílio da robótica. Conheci essa forma dinâmica de aprendizado na escola e logo me interessei. A robótica é importante porque torna a aula mais atrativa, unindo a teoria e a prática”, afirmou.
“Hoje é um dia que reúne alegria e agradecimento. Fui aluna do Gira Mundo ano passado e estou muito satisfeita com tudo que pude aprender graças à iniciativa do Governo do Estado. Comemoramos agora a reforma dessa escola que vai trazer mais qualidade para a educação na cidade de Santa Helena”, disse a estudante Vanessa Alves

.