20 de junho de 2017

Deputado comemora decisão do STF de cassar liminar que suspendia reinício das obras do Eixo Norte da Transposição


Exibindo Deputado estadual Jeová Campos comemorou decisão do STF de cassar liminar que suspendia retomada das obras do Eixo Norte.jpg
O deputado estadual Jeová Campos (PSB), um dos maiores defensores da retomada das obras da transposição do Eixo Norte, que estão paradas desde julho do ano passado, comemorou a decisão da presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Carmen Lúcia, que cassou, nesta terça-feira (20), a liminar de um juiz federal que impedia a continuidade das obras. “Com essa decisão, enfim, o contrato com o consórcio vencedor da licitação poderá ser assinado e as obras, finalmente, retomadas”, festejou o parlamentar, que recebeu a notícia quando participava de uma audiência pública, promovida pela Caravana das Águas, em Pau dos Ferros (RN).

As obras do Eixo Norte da transposição serão as responsáveis por levar água do projeto aos municípios do sertão paraibano, pernambucano, cearense e potiguar. “Sem a conclusão deste trecho, que falta menos de 10% para ser finalizado, as águas da transposição não chegariam ao sertão destes quatro estados”, afirma Jeová. Para ele, agora é a vez de pressionar o governo federal, através do Ministério da Integração, para assinatura do contrato e reinício das obras.

O parlamentar paraibano lembra que a retomada das obras de transposição do Rio São Francisco, que vai levar água ao chamado Eixo Norte da Região Nordeste, foi tema de uma audiência, realizada na semana passada, entre a presidente do STF, ministra Cármen Lúcia, com os governadores dos estados nordestinos, além de outras autoridades, incluindo o ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho. “Na ocasião, a ministra remeteu o processo para a Procuradoria Geral da República (PGR) e disse que tomaria uma decisão sobre o assunto essa semana e o fez, de forma que só temos a agradecer a agilidade da decisão do Supremo e esperar que o governo federal haja da mesma forma”, finalizou Jeová.