31 de julho de 2017

sessão que debateu a Transposição deputado lembra importância dos cuidados que antecedem a chegada das águas


A expectativa para a chegada das águas da Transposição no sertão paraibano, em função do colapso de vários mananciais e de seguidos anos de seca, é muito grande. Com a conclusão das Obras do Eixo Norte, retomadas recentemente após um período de paralisação de quase um ano, as águas do velo Chico devem chegar à região sertaneja da Paraíba no inicio de 2018. E foi para debater a segurança hídrica que isso vai proporcionar e como se pode melhor utilizar essa água, que a Câmara Municipal de Cajazeiras promoveu, neste domingo (30), uma sessão extraordinário e itinerante com representantes de comunidades rurais do município. A propositura foi do vereador Rivelino Martins (PSB).
            O deputado estadual Jeova Campos, que é um dos parlamentares mais atuantes da ALPB em relação a questões hídricas, participou da sessão e reiterou a importância do debate. “As águas chegarão, sem dúvida alguma, mas precisamos estar preparados para o uso racional e eficaz desta água que vem de tão longe e precisou de grandes investimentos e obras para chegar até aqui”, destacou o parlamentar. Para Jeová, outras questões como a recuperação do Rio Piranhas, a construção de uma cultura nova de não jogar lixo e esgoto no rio, o uso racional da água são questões que precisam ser bem trabalhadas antes da chegada das águas no ano que vem”, argumentou Jeová, elogiando a iniciativa da Câmara de realizar esse debate.
            O presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba, deputado Gervásio Maia Filho, também prestigiou a sessão itinerante. “Aqui nós estamos debatendo a necessidade das pessoas, discutindo de que forma o sertão da Paraíba pode se preparar para a chegada das águas do Rio São Francisco da melhor forma possível. É um debate importante que precisa estar na agenda de todos os políticos, independente de siglas partidárias”, afirmou Gervásio Maia.