29 de dezembro de 2017

Administradora de hospitais contrata quase 10 mil concursados; Cajazeiras teve mais de 300 vagas


Somente em 2017, a Rede Ebserh contratou um montante de 9.253 empregados por meio de concursos públicos promovidos pela estatal. Com esse dado, a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares fecha o ano como a quinta maior empresa pública do Brasil em número de pessoal. Somente para o Hospital Universitário Júlio Bandeira da Universidade Federal de Campina Grande, com sede em Cajazeiras, Sertão da Paraíba foram ofertadas mais de 300 vagas em concurso para as áreas administrativa, assistencial e médica.

As provas do certame para o HUJB-UFCG aconteceram em fevereiro de 2017 e, em junho, o resultado final foi homologado. As contratações foram iniciadas já em agosto, com a convocação de pessoal para compor o setor administrativo da unidade e, assim, atender às demandas básicas como as convocações seguintes. Na Rede Ebserh, já são mais de 28 mil empregados públicos convocados.

As contratações por meio dos concursos da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares permitem a melhoria dos serviços de saúde prestados à população por meio do Sistema Único de Saúde (SUS). Os profissionais são contratados sob o regime da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).

Como unidades de ensino, os hospitais da Rede Ebserh atuam de forma complementar dentro da rede de atendimento configurada para seus respectivos estados, não sendo responsáveis pela totalidade das ações assistenciais, uma vez que as ações de atendimento também são executadas por outros atores sanitários.

Sobre a Ebserh

O HUJB-UFCG é uma das 39 unidades filiadas da Rede Ebserh e conta com a parceria desde dezembro de 2015. Estatal vinculada ao Ministério da Educação, a Ebserh administra atualmente 39 hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.

O órgão, criado em dezembro de 2011, também é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações nas 50 unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.

Com Diário do Sertão e assessoria