18 de dezembro de 2017

Sertaneja recebe o troféu “Mulher Cidadã” concebido pelo deputado Jeová Campos


A garra, a força e a capacidade de se reinventar foram características bastante exaltadas na tarde desta quinta-feira (14), na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), durante a outorga do troféu ‘Mulher Cidadã’ à dona Josefa Alves Campos, tia do deputado Jeová Campos (PSB). Um exemplo de vida e coragem para familiares e amigos, a sertaneja Josefa Alves Campos, 77 anos, é natural do Sitio Bom Jesus, Município de São José de Piranhas, alto sertão paraibano, e sua história é feita de perdas, despedidas e de muita luta para criar oito filhos diante de tanta adversidade e pobreza. A homenagem foi uma propositura de Jeová Campos (PSB).

De acordo com o deputado, essa é a primeira homenagem que ele faz a uma mulher, e a quarta de todo o seu mandato. “A excelência reside em você, tia Josefa, na sai vida, na sua capacidade de ser mãe, guerreira”, iniciou o parlamentar na tribuna. “Minha tia, nos anos 80, fugiu dos problemas do sitio onde nasci, e foi para São Paulo. Conviveu com as dificuldades da cidade grande, retornou a Cajazeiras e, por fim, veio para João Pessoa, onde morou em uma casa de papelão com seus filhos, em Mangabeira, fugindo da seca”, contou Jeová Campos, orgulhoso de sua origem e das conquistas da tia.

Jeová explicou que, para ajudar na manutenção da família, sua tia ainda menina teve que trabalhar na roça e, pouco tempo depois, aprendeu a costurar. Mas, em face de problemas sérios de saúde decorrentes da atividade de costureira e agricultora, teve que deixar o sertão paraibano e foi em busca de tratamento em São Paulo. Voltou para Cajazeiras, mas, dois anos depois, por causa dos períodos de seca que assolou o sertão paraibano, Josefa migrou para João Pessoa em busca de dias melhores e foi vender alho. “O alho nos fez gente. Fez toda a família rica, de valores”, comentou Jeová.

A luta de sua tia em busca do direito de mulher e da sobrevivência da família, bem como sua determinação e história, motivaram o parlamentar a fazer tal homenagem. Durante o evento, estiveram presentes diversos parentes, filhos, sobrinhos, e vários amigos sertanejos que foram conferir de perto a entrega do troféu “Mulher Cidadã”.

O desembargador Robson Cananeia, foi um dos primeiros a falar. “Identifiquei-me bastante com a senhora. Também conheci algumas auguras e sei bem como é chegar aqui. Parabéns à senhora pela luta”, comentou ele, passando a palavra para o prefeito de São José de Piranhas, Chico Mendes. “És um exemplo de mulher, mãe, guerreira, merece estar aqui e nós nos orgulhamos disso. Esse dia ficará em nossas memórias”, afirmou.

Josefa, que ouviu os discursos calada em seu lugar, não percebia que algo iria lhe emocionar ainda mais. Foi quando o vereador de Cajazeiras, Alisson Lira, foi à tribuna com o seu violão e tocou uma música para a homenageada. Em seguida, os filhos de Jeová, Mateus e Vitor Campos, e a tia do parlamentar, Creusa Campos, fizeram a entrega do troféu “Mulher Cidadã” à dona Josefa.

O ex-deputado Chico Lopes destacou que Jeová foi “muito feliz” na escolha da homenageada. “O parlamentar brasileiro às vezes presta uma homenagem que a gente fica questionando. Mas, aqui, hoje, passando por todos esses momentos, sabendo da história de dona Josefa, vemos que esta é a verdadeira homenagem. É aquela que é dada a quem derruba suor e lágrimas”, disse.

Também homenagearam dona Josefa com palavras na tribuna, uma de suas filhas, Francineide Alves, a sobrinha Graça Campos, e seu sobrinho, o diácono, José Edson Alves, bem como o filho do parlamentar, Vitor Campos. Hugo Moreira, que compõe a equipe parlamentar do deputado Jeová Campos, também falou na tribuna. “Emocionei-me desde o momento que redigi sua história, o requerimento. Sou seu fã. Receba com muito carinho essa homenagem”, comentou.

Atualmente

Josefa reside com os filhos e netos no Bairro de Mangabeira, mas ainda não conseguiu realizar o grande sonho de sua vida que é ter uma casa própria. Reside num imóvel oriundo de posse, mas não perdeu as esperanças. Ela se considera uma pessoa realizada, pois diante de muitos problemas e dificuldades que enfrentou ao longo de sua vida, conseguiu educar os filhos com muita determinação.