16 de janeiro de 2019

Ex-governador Ricardo Coutinho tomará posse na Fundação do PSB na próxima quarta-feira


O ex-governador da Paraíba, Ricardo Coutinho (PSB), tomará posse como presidente da Fundação João Mangabeira (FJM) nesta quarta-feira (16), durante evento no Lago Sul em Brasília. O ato será realizado na sede da Fundação, às 10h
A Fundação João Mangabeira foiinstituída pelo Partido Socialista Brasileiro (PSB) em 1990, é uma entidade sem fins lucrativos e tem como finalidades a formação política socialista e a elaboração de políticas públicas.É organizada em vários setores como “História Viva” para abrigar e documentar a vida do PSB, o setor de promoção de eventos e seminários, o setor de estudos e elaboração de políticas públicas socialistas, o setor da comunicação televisiva “TV João Mangabeira” e a Escola Miguel Arraes.É a entidade nacional de cunho social e fomento do PSB.
O nome da Fundação homenageia o primeiro Presidente do Partido Socialista Brasileiro, designado em 1947. João Mangabeira foi um destacado político brasileiro, tendo ocupado os cargos de Ministro da Justiça, Ministro de Minas e Energia, Deputado Federal e Deputado Estadual. Tio-avô do também jurista, político e filósofo Roberto Mangabeira Unger.
Também no evento, tomarão posse o novo vice-presidente da FJM, Alexandre Navarro, e o Diretor de Estudos e Pesquisas, Carlos Amastha.
Ricardo Vieira Coutinho foi vereador de João Pessoa (1993-1999), deputado estadual (1999-2004) e prefeito da capital paraibana por duas vezes, sendo eleito pela 1ª vez em 2004 e reeleito em 2008. Renunciou à prefeitura de João Pessoa em 31 de marçode 2010, durante o período de seu segundo mandato, para disputar o governo do Estado da Paraíba, sendo eleito em segundo turno para o cargo de Governador com 1.079.164 votos (53,70% dos votos válidos). Em 2014, é reeleito Governador da Paraíba com a votação de 1.125.956 votos (52,61% dos votos válidos).Seu último cargo público foi o de Governador do Estado da Paraíba entre os anos de 2011 e 2018.
Nas eleições de 2018 abre mão de disputar o Senado Federal e cumpre o seu mandato de governador na íntegra, elegendo o seu candidato, o engenheiro e ex-secretário de Infraestrutura João Azevêdo como sucessor nas eleições estaduais de 2018, que com seu decisivo apoio, vence no primeiro turno com 58,18% dos votos. Termina sua gestão a frente do governo da Paraíba com 84% de aprovação.
“Estimular o debate de ideais, mais do que nunca o Brasil precisa disso. Ideias fundamentadas em uma sociedade democrática. Isso é algo que uma boa parte da população não tem ideia da importância, mas em pouco tempo o grande debate será esse”, disse o ex-governador Ricardo Coutinho.
Abdias Duque de Abrantes – jornalista, servidor público, advogado e pós-graduado em Direito e Processo do Trabalho pela Universidade Potiguar (UnP), que integra a Laureate International Universities.