19 de fevereiro de 2019

Implantação de laboratório de histopatologia e ampliação do teste do pezinho na rede estadual de saúde são pautas de Jeová com o governador.



Foi a partir de inúmeros relatos de pais de crianças que morreram ou que ficaram com sequelas que as comprometeram para o resto da vida pela falta de identificação de um diagnóstico precoce que poderia ter sido feito por um teste simples, realizado nos primeiros sete dias de vida da criança, que o deputado estadual Jeová Campos (PSB), protocolou, na legislatura passada, o Projeto de Lei Nº 1721/18. O PL assegura a todas as crianças nascidas nas unidades da rede pública de saúde da Paraíba o direito ao teste de triagem neonatal em sua modalidade ampliada. A implantação de um laboratório de histopatologia, que permitirá que a Paraíba passe a ter tecnologia adequada para fazer o que se chama de compatibilidade para efeito de transplante de órgãos, também é outra pauta na área de saúde defendida pelo parlamentar. Essas duas pautas serão foco de uma reunião, na próxima sexta-feira (22), ao meio-dia, com o governador João Azevedo.

O teste do pezinho ampliado, explica o parlamentar, pode identificar precocemente várias moléstias, a exemplo da toxoplasmose congênita, a hiperplasia adrenal, deficiência de biotinidase, a fenilcetonúria, anemia falciforme, entre outras doenças. “Eu apresentei esse projeto, mesmo sabendo que ele tem vício de origem, pois ele ordena despesa e isso é uma prerrogativa privativa do chefe do executivo, mas eu o apresentei para provocar esse debate na ALPB, e agora vou conversar com o nosso governador para mostrar a importância deste teste e de como ele pode mudar a vida das pessoas, a fim de sensibilizá-lo a tomar essa iniciativa”, afirmou o parlamentar.

Segundo Jeová, a grande questão é equacionar os custos com a implantação deste teste ampliado. Atualmente, na Paraíba, o exame é feito no Lacen, mas em apenas seis testes padrões. “Dos 21 testes padrões, na Paraíba são realizados seis e eu penso que a introdução dos 21 parâmetros na rede estadual de saúde possibilitaria ampliar essa cobertura e evitar internações, gastos com tratamento, etc. Prevenir será sempre menos dispendioso que remediar”, destaca o parlamentar.

Em relação a implantação do laboratório de histopatologia, Jeová argumenta que isso permitirá que a Paraíba passe a ter tecnologia adequada para fazer o que se chama de compatibilidade para efeito de transplante de órgãos. “Atualmente, é feita a coleta aqui na Paraíba, mas a análise do material é feita em um laboratório em Barretos (SP) e nós temos a possibilidade de fazer também aqui”, afirma o parlamentar. Ele lembra que a sede do futuro laboratório, com mil metros de área, já está sendo construída, em João Pessoa, nas imediações do Hospital Napoleão Laureano. Ainda segundo Jeová, para viabilizar o laboratório é preciso que a Comissão tripartite na SID acolha a reivindicação de destinar parte dos exames que hoje são encaminhados para Barretos para serem realizados na Paraíba. “É uma decisão de governo, por isso vamos levar essa pauta para o nosso governador João Azevedo que é um gestor sensível às causas que buscam melhorar a vida dos paraibanos”, afirma Jeová. Segundo o deputado, oDiretor-Presidente da Fundação Napoleão Laureano, médico Carneiro Arnaud, também vai participar da audiência com o governador.