2 de maio de 2019

FUTURO TECNOLÓGICO: ALPB lança Frente Parlamentar de Ciência e Tecnologia, com participação de cachoeirense e cajazeirense.SAIBA MAIS!!!


A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) realizou audiência pública, nesta quinta-feira (02), para instalar a Frente Parlamentar da Ciência, Tecnologia e Inovação, que tem como finalidade debater os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS’s) de uma forma mais ampla com a sociedade e traçar políticas públicas para o setor com o Governo do Estado. A propositura foi do deputado Buba Germano, que presidirá a Frente.

A audiência pública foi realizada no Plenário deputado José Mariz e, além de servir para instalação da Frente Parlamentar da Ciência, Tecnologia e Inovação, contribuiu para debater o tema com representantes de universidades, de centros de tecnologias, pesquisadores e professores. Buba disse que a Frente é, sobretudo, a oportunidade de caminhar em conjunto com comunidades científicas, instituições e a iniciativa privada.

“Pretendemos discutir como se encontra o nosso estado e onde queremos chegar. Trata-se de uma agenda de desenvolvimento sustentável para 2030. É uma agenda internacional de 197 países, que estabeleceram em 2015 os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS’s) e esta é uma oportunidade ímpar para discutirmos ciência e tecnologia e o que a Paraíba tem dentro das instituições”, explicou

O deputado destacou ainda que pretende dialogar com o Governo do Estado o marco legal de ciência e tecnologia. “Vamos provocar a comunidade acadêmica, pois temos um acervo muito forte no Estado. Queremos provocar no sentido de que esse resultado chegue até a sociedade. Queremos discutir em conjunto energia renovável, eólica, solar, além da mudança climática e como queremos a nossa Paraíba para 2030”, disse o parlamentar.

Defensor de alternativas sustentáveis como forma de levar desenvolvimento as mais variadas regiões da Paraíba, o vice-presidente da Frente Parlamentar da Ciência, Tecnologia e Inovação, deputado Jeová Campos, afirmou que a Assembleia não pode deixar de debater temas importantes para o futuro da Paraíba. De acordo com Jeová, o mundo atual busca apresentar soluções de tecnologias sustentáveis e a Casa de Epitácio Pessoa precisa participar desta discussão.

“A Paraíba tem um potencial enorme e que poucos estados têm. Precisamos tornar este estado produtivo, que faça inclusão de setores importantes e da juventude que tem interesse em crescer nessa área. Cabe a Assembleia participar do grande debate e estar antenada na discussão, facilitando os empreendimentos na área da ciência e tecnologia”, declarou o deputado.

Estiveram presentes representantes do parlamento estadual, governo do estado, UFPB, UFCG, IFPB e UEPB, FAPESQ, entre outras autoridades e técnicos da área.

Foi destacado também a presença dos sertanejos o Cajazeirense Eder Ferreira que é Arquiteto de Soluções de Indra Company e Judson Mesquita (DATAPREV) de C. Índios, ambus estão envolvidos nos debates, que ocorrem desde o ano passado demonstrando preocupação com a inclusão digital, a geração de emprego e renda e a potencialização das ações governamentais através da tecnologia da informação.

Na oportunidade, as instituições presentes destacaram a importância da iniciativa dos parlamentares, que trazem para a pauta da assembléia a discussão de ações e projetos que viabilizem o crescimento do setor de TI na Paraíba.

O Secretário Executivo de Ciência e Tecnologia, Cláudio Furtado, destacou a capacidade produtiva e acadêmica do estado na área tecnológica e as ações do Governo do Estado que já estão em curso e que afetariam positivamente o setor tecnológico, como:

– Investimento de mais de 200 milhões na área de Ciência e Tecnologia de 2011 a 2018;

– Alinhamento da produção dos centros de pesquisa com as necessidades elencadas no orçamento democrático;

– Investimento de mais de 3 milhões em editais de inovação (ação em andamento);

– Regulamentação do marco legal de Ciência e Tecnologia em nível estadual (ação em andamento);

– Incentivo as startups e criação de novos ambientes para empresas de base tecnológicas (ação em andamento).

A frente parlamentar deverá realizar audiências públicas e reuniões técnicas nas diversas regiões do estado, e pretende, em tempo breve, apresentar resultados que contribuam com a melhoria da qualidade de vida da população e o desenvolvimento do setor produtivo e acadêmico.

Fontes: ALPB

Cachoeiraagora