18 de novembro de 2019

Imprensa paraibana de luto; Morre jornalista Lena Guimarães.


Faleceu, hoje, aos 62 anos de idade, no Hospital da Unimed, em João Pessoa, a jornalista e advogada Regirlene Rolim Guimarães, Lena Guimarães, que já há alguns dias vinha enfrentando sérias complicações de saúde. “Era uma profissional valorosa, praticamente insubstituível”, comentou o empresário e escritor Roberto Cavalcanti, diretor-proprietário do Sistema Correio de Comunicação. Lena foi editora, por muitos anos, do jornal “Correio da Paraíba”, imprimindo dinâmica e renovação aos quadros da imprensa no Estado e no Nordeste, sempre procurando manter-se antenada com a evolução das tecnologias e sua inserção no jornalismo impresso.

Natural de Cajazeiras, Lena também atuou como repórter e como colunista política, principalmente, no “Correio da Paraíba”, desdobrando essa atuação na TV Correio e em programas de rádios. Tornou-se respeitada pelo amplo conhecimento os fatos e, também, pela análise criteriosa e imparcial que adotava no tratamento das análises jornalísticas. Filha de Reginaldo de Melo Guimarães (in memoriam) e Maria Irene Rolim Guimarães, Lena foi secretária de Comunicação Social do governo da Paraíba, na terceira gestão do governador José Targino Maranhão. Ela foi convidada, também, para ocupar secretarias de imprensa em outras gestões, estaduais e municipal, em João Pessoa.

Foi casada com o jornalista Nonato Guedes, com quem tem um filho, o publicitário Daniel Guimarães Guedes de Aquino. Lena recebeu diversas homenagens como reconhecimento pelo seu trabalho, partidas, inclusive, da Assembleia Legislativa do Estado e de entidades de destaque na Paraíba e a nível nacional. Ela foi correspondente dos jornais “Folha de São Paulo” e “Jornal do Brasil” e era, também, exímia entrevistadora. A notícia da morte da jornalista Lena Guimarães causou grande comoção nos diferentes círculos da sociedade paraibana.

OS GUEDES