10 de dezembro de 2020

Lei do Teste do Pezinho ampliado na PB completa um ano e Jeová destinatodo valor de sua Emenda Impositiva para ajudar na sua implantação.


 Cuidar do bem-estar dos paraibanos desde o nascimento e garantir-lhes uma melhor qualidade de vida. Essa é a proposta de Lei 11.566/19, de autoria do deputado Jeová Campos, e que institui o Teste do Pezinho Ampliado em toda rede pública de saúde no Estado. Nesta quarta-feira (10), a Lei completa um ano que está em vigor e, em breve, essa política pública de saúde preventiva estará à disposição dos bebês nascidos na rede pública, na forma de teste de triagem neonatal em sua modalidade ampliada. Para ajudar na implantação da Lei, o deputado destinou, exclusivamente, a sua Emenda Impositiva ao Orçamento do Governo, no valor de quase R$ 1,2 milhão, para a operacionalização do Teste Ampliado. “Essa é uma conquista da sociedade paraibana, do Governo do Estado e da ALPB, porque ela foi construída dentro da Assembléia, e ela é importantíssima, por isso meu empenho para ajudar a tornar realidade esse teste em nosso Estado”, disse Jeová.

O parlamentar autor da proposta lembra que o Teste Ampliado assegura o diagnóstico precoce de várias doenças que, atualmente, não são identificadas com o teste do pezinho usual, o que dificulta o tratamento e, em alguns casos, compromete a qualidade de vida das pessoas para o resto da vida. “A fenilcetonúria e outras aminoacidopatias, o hipotireoidismo congênito, a hiperplasia adrenal, a galactosemia, a deficiência de biotinidase, a toxoplasmose congênita, a deficiência de G6PD, a fibrose cística, a anemia falciforme e outras hemoglobinopatias e leucinose só são identificadas com esse teste ampliado. Os filhos de quem têm poder aquisitivo fazem o teste, mas, os pobres não conseguem arcar com esse custo. Nossa proposta dá as mesmas oportunidades que tem os filhos de ricos de identificar precocemente alguma doença a tempo de tratá-la”, reitera Jeová.

 

Segundo o deputado, que na semana passada, esteve reunido com o secretário Estadual de Saúde, Dr. Geraldo Medeiros e outros representantes do Lacen, o processo licitatório para aquisição dos kits e insumos para realização dos testes ampliados na rede pública está em fase adiantada e, em breve, o exame estará disponível. “Espero que esse processo seja concluído ainda esse ano para iniciarmos 2021 dando mais segurança aos futuros paraibanos”, destaca Jeová, lembrado que Paraíba será pioneira no Nordeste a implantar tal exame, seguindo outros estados que já estão realizando os testes, a exemplo de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Goiás e Rio Grande do Sul. “A Paraíba será o sexto estado do Brasil a implantar em sua rede pública o teste do pezinho ampliado e eu estou muito feliz por ter sido o autor desta Lei”, finalizou o parlamentar que é um dos deputados mais atuantes da Paraíba na atual legislatura.