10 de março de 2021

É alentador saber que com picos de internações por Covid uma iniciativa minha pode tornar esse momento menos cruel afirma Jeová Campos.

 



  A determinação de que as unidades de saúde da Paraíba realizem videochamadas para parentes de pacientes internados com Covid é uma rotina de humanização que está determina em Lei e não depende apenas da boa vontade de funcionários de casas de saúde. A Lei nº 11.808, de 3 de dezembro de 2020, de autoria do deputado Jeová Campos, assegura o direito de ‘visita hospitalar virtual’, através de videochamada por qualquer aplicativo de celular, aos familiares de pacientes que estejam internados na rede de saúde pública ou privada do estado da Paraíba com diagnóstico do novo coronavírus, seja em unidades de Tratamento Intensivo, em enfermarias ou apartamentos. “Num momento como esse, de aumento de internações por Covid, saber que uma iniciativa minha pôde trazer algum alento para pacientes e seus familiares, muito me conforta”, afirma o parlamentar.

   Jeová explica que sua intenção ao propor essa ação foi minimizar o sofrimento de pacientes e seus familiares provocado pelo isolamento que o Covid-19 requer. “Imagina a angústia de alguém que tem um parente internado e não pode acompanhar e nem mesmo falar com ele. Com as videochamadas esse sofrimento é minimizado e se oferece uma alternativa de comunicação que atenua essa angústia”, destaca o parlamentar.

   Implementada no Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro de Patos (CHRDJC), uma das unidades da rede estadual de saúde referência para casos de coronavírus no sertão paraibano, desde agosto do ano passado, inicialmente de forma voluntária, e desde dezembro passado de forma cotidiana, essa prática é uma constate do dia a dia da psicóloga da unidade, Pryscilla Guedes, que todas as tardes, de segunda a sexta-feira tem essa missão de mediar os diálogos de pacientes com suas famílias. “Todos os dias realizo visitas nas UTI’s e enfermarias para identificação dos pacientes conscientes e orientados e que estejam em condições clínicas e psicológicas para a realização das videochamadas”, explica ela, lembrando que os pacientes que ficam nas Enfermarias têm autorização de ficar com o próprio celular e já se comunicam com os familiares. Os de UTI não podem ficar com os aparelhos, mas são contemplados com as videochamadas quando estes têm condições de se comunicar. “As ligações duram entre dois e cinco minutos, em média, e dependem muito da condição do paciente e do fluxo das conversas”, explica Pryscilla, lembrando que, em média, faz 15 ligações todos os dias.

  “Fico imensamente feliz em ver que a nossa iniciativa já se tornou uma realidade no cotidiano do Hospital de Patos e em outras unidades de saúde da Paraíba. Isso ressignifica nosso mandato que sempre teve foco na busca de ações que melhorem a qualidade de vida de nosso povo, especialmente, dos mais humildes e reforça a importância da atuação política quando ela tem foco no bem da coletividade”, afirma o parlamentar.

Outra lei em tempos de pandemia

  É também de autoria do deputado Jeová Campos outra Lei que em tempos de aumento de casos da doença e de necessidade de internação por Covid contribui para ajudar a população menos favorecida economicamente a ter assegurado um leito de hospital para tratar-se de coronavírus. A Lei 11.722, de 03 de julho de 2020, garante a  internação de pacientes infectados pelo novo coronavírus (COVID-19), na rede hospitalar privada, na hipótese de inexistência de vagas nos hospitais públicos do Estado da Paraíba, quando requisitado por médico credenciado ao Sistema Único de Saúde. “Se não houver leitos na rede pública, essa Lei assegura a internação de paciente do SUS em hospitais particulares não de forma gratuita, mas, com pagamento efetuado baseado nas tabelas de valores do Sistema Único de Saúde.

Assessoria