25 de março de 2021

PL de Jeová aprovado pela AL-PB institui atividades pedagógicas em escolas da Paraíba sobre o Código de Trânsito Brasileiro.

 


O Brasil aparece em quinto lugar entre os países recordistas em mortes no trânsito, precedido por Índia, China, EUA e Rússia e seguido por Irã, México, Indonésia, África do Sul e Egito. Juntas, essas dez nações são responsáveis por 62% das mortes por acidente no trânsito. Dados do www.portaldotransito.com.br mostram que em 2020, 80 pessoas morreram por dia em consequência de acidente de trânsito no Brasil.

Estudos mostram ainda que a Educação no trânsito é uma ação eficaz na redução destes tristes dados e uma iniciativa do deputado estadual paraibano, Jeová Campos, pode contribuir positivamente com essa questão. Trata-se do Projeto de Lei Nº 1336/2019, que foi aprovado na sessão remota da ALPB, desta terça.

A iniciativa sugere a adoção de atividades pedagógicas pelas escolas particulares e públicas sediadas no Estado da Paraíba, destinadas a divulgarem o Código de Trânsito Brasileiro.

Segundo o Art. 2º do PL ‘as atividades pedagógicas deverão ser trabalhadas dentro de um caráter interdisciplinar com alusão ao Código de Trânsito Brasileiro, e serão discutidas e avaliadas pela equipe pedagógica de cada unidade de ensino e aplicadas de modo a não interromper as atividades curriculares normais. “A ideia é assegurar aos alunos do ensino infantil, fundamental e médio atividades que discutam o Código de Trânsito Brasileiro para que desde cedo eles tenham noção da legislação e possam, a partir daí, formar uma melhor consciência sobre condutas quando forem dirigir”, reforça o parlamentar.

Ainda de acordo com o PL, aprovado por unanimidade pelos deputados paraibanos e que agora segue para apreciação do governador João Azevêdo, as escolas terão o prazo de um ano para implantar o que dispõe a lei, a partir da data de sua publicação. “É uma iniciativa que pode formar futuras gerações de paraibanos mais conscientes de que trânsito é coisa séria”, finaliza Jeová.-feira (23).

Assessoria