22 de junho de 2021

Brasil recebe primeiro lote com 1,5 milhão de doses da vacina Janssen.

 

O Brasil recebeu hoje 1,5 milhão de doses da vacina da Janssen. O avião que trouxe o lote aterrissou no aeroporto internacional de Guarulhos (SP) pouco antes das 9h desta terça-feira (22). O imunizante da Janssen será o primeiro a ser utilizado no Brasil que precisa de apenas uma dose. As outras três vacinas já em utilização no país precisam de duas doses, com seus respectivos intervalos para completar o esquema vacinal.

Em pronunciamento no aeroporto, o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, disse que são "mais 1,5 milhão de doses de esperança para o povo brasileiro". "Essa vacina tem uma vantagem de ser dose única. E, com isso, conseguimos avançar no nosso programa de imunização." A chegada das doses da Janssen acontece no momento em que cidades têm registrado falta de imunizantes. Maior cidade do país, São Paulo interrompeu hoje a vacinação contra a covid-19.

Consultado, o ministério disse que a distribuição das doses acontecerá após uma reunião entre União, estados e municípios, que "deve ocorrer nos próximos dias, para definir o envio das vacinas da Janssen que chegaram nesta terça, além do quantitativo para cada estado e Distrito Federal". O ministério também pontua que, "quando as doses são liberadas para distribuição, os planos de voos são definidos e os lotes chegam aos estados em até 48 horas".


UOL