1 de outubro de 2021

Hospital da Rede Ebserh em Cajazeiras realizará ações alusivas à prevenção ao câncer de mama e ao de colo do útero.

 


A campanha Outubro Rosa surgiu para alertar sobre a importância da prevenção ao câncer de mama e de colo do útero. Em 1997, entidades das cidades de Yuba e Lodi, nos Estados Unidos, começaram efetivamente a promover ações voltadas à prevenção do câncer de mama, denominando como Outubro Rosa. Todas ações eram e são, até hoje, direcionadas à conscientização da prevenção pelo diagnóstico precoce.

A campanha cresceu e, hoje, o mês de outubro, em todo mundo, traz campanhas sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce.
A prevenção primária a uma doença como o câncer de mama e o câncer de colo do útero é composta por ações que impedem ou diminuem o aparecimento da doença, já a prevenção secundária, como a mamografia e o exame ginecológico, chamado Papanicolau, não impede o aparecimento, mas permite a detecção precoce e possibilita a cura com menor agressividade no tratamento. O câncer de mama tem cura, se for diagnosticado precocemente.

O HUJB-UFCG/Ebserh realizará várias atividades durante todo este mês de outubro como palestras on-line durante o I Congresso de Atenção Integral à Saúde da Mulher - II Jornada de Combate ao Câncer Ginecológico; ações com estudantes de Medicina no hospital, entrevistas com os meios de comunicação da região, consultas ginecológicas para colaboradoras do HUJB, entre outras.

Sobre a Ebserh - O HUJB-UFCG faz parte da Rede Ebserh/MEC desde dezembro de 2015. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares foi criada em 2011 e, atualmente, administra 40 Hospitais Universitários Federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.

Vinculados às Universidades Federais, essas unidades hospitalares têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) e, principalmente, apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas. Devido a essa natureza educacional, os Hospitais Universitários são campos de formação de profissionais de saúde. Com isso, a Rede Hospitalar Ebserh atua de forma complementar ao SUS, não sendo responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde do país.

Elthon Ribeiro- jornalista do HUJB-UFCG/Ebserh