1 de novembro de 2021

Jeová comemora a chegada das águas da transposição do São Francisco com grande presença de público e banho coletivo. Veja fotos!

                                                       

A chegada das águas do Rio São Francisco ao sertão paraibano foi celebrada com grande presença de público na manhã desta sexta-feira (29). O deputado estadual Jeová Campos, presidente da Frente Parlamentar da Água, realizou uma visita técnica comemorativa às margens do canal do Distrito de Boa Vista, no município de São José de Piranhas. O evento foi prestigiado por parlamentares e ex parlamentares, prefeitos, lideranças politicas e religiosas, bem como cidadãos locais que lutaram juntos desde a década de 1990 para a concretização do sonho sertanejo que foi a transposição das águas do São Francisco. Ao final ainda teve banho coletivo simbolizando o encerramento de um ciclo.

De cima de um palco e ao microfone, Jeová falou emocionado sobre a importância do momento. “O ronco das águas fala mais que qualquer discurso A beleza das águas é mais representativa que qualquer fala, a emoção de ver essas águas correntes em outubro seco é algo marcante e diferenciador da vida”, iniciou Jeová Campos, ao lado de tantos nem couberam na mesa de autoridades organizada para o evento.

Mais adiante, o parlamentar agradeceu a muitos presentes ou não, mas que foram até o fim na busca de uma grande idealização. Ele aclamou primeiro ex parlamentar e grande liderança política, Marcondes Gadelha, presente na ocasião, mas citou também o padre Djaci Brasileiro com entusiasmo, e outros nomes. “Querido amado Marcondes Gadelha, o pai de Vossa Excelência, porque o senhor para mim será sempre Vossa excelência, era amigo pessoal do meu avô e os destinos se cruzam. Um das melhores amizades que eu pude fazer no parlamento, destacadamente, foi seu irmão Renato Gadelha. Ele nunca colocou uma vírgula de diferença ideológica conosco, principalmente quando tratava do debate das águas”, agradeceu, inicialmente, Jeová, que continuou a citar personalidades importantes desse processo que teve início anos atrás.

Jeová recordou a coragem de alguns na defesa do projeto da transposição, que é uma ideia ainda do Brasil Imperial, mas sempre abandonada. “Quero nesse momento de emoção particular, agradecer a presença de Chico Cardoso, em pé ali. É marcante sua presença porque ele dizia que tomaria banho nu nas águas como provação politica. Ali em baixo, meu amado Chiquinho do PT, companheiro lá de 1993”, citou Jeová, feliz com a receptiva das pessoas. “Lembro demais, no auditório da UFPB, ali, ao lado de Toinho Nóbrega, Vladimir Palmeira, e sob sua liderança, Marcondes, já defendendo a transposição. Fortes correntes contra esse projeto. Estados poderosos contra”, destacou ele e aplaudido fortemente pelo público.

Jeová também frisou o trabalho das igrejas, Católica e Evangélica, na concretização da transposição. “O nosso profeta da esperança, padre Djjaci Brasileiro, venha aqui também. Todas as vezes que ele foi convidado para atividade publica em defensa dessa causa, ele nunca faltou. Quero agradecer a todos da igreja católica, todas as igrejas, que ajudaram. Essa foi uma verdade para os incrédulos”, continuou o “Deputado das Águas”, como é chamado Jeová, carinhosamente, pela população sertaneja e imprensa paraibana. Ao final, aconteceu um banho coletivo nas águas do Rio Francisco como prometido e tantas vezes anunciado pelo deputado.

Além dos citados por Jeová em seu discurso, ainda participaram do evento e defenderam a causa, os deputados federais: Wilson Santiago, Frei Anastácio, os ex-deputados Renato Gadelha e Chico Lopes; vereadores do Sertão da Paraíba, além do vice-presidente da Frente Parlamentar das Águas, deputado Francisco do PT, da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte. O canal, que foi entregue pelo governo federal na quinta-feira da semana passada, integra o Eixo Norte da transposição. As águas fluem no reservatório de Boa Vista e percorrem oito quilômetros entre a barragem de Caiçara, em São José de Piranhas e a barragem de Engenheiro Ávidos, do município de Cajazeiras.