2 de fevereiro de 2022

Cineasta cajazeirense, Eliezer Rolim morre vítima da Covid-19.

 

O diretor e roteirista cajazeirense, Eliezer Rolim, morreu no início da tarde desta quarta-feira (2) em um hospital particular de João Pessoa. De acordo com informações da família há alguns dias Eliezer testou positivo para covid-19, e apesar de estar com sintomas leves, no décimo o roteirista sofreu uma embolia pulmonar e uma parada cardiorrespiratória que ocasionaram uma lesão no cérebro.

Elièzer tinha 61 anos, era graduado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB, 1986), tem mestrado (2001) e doutorado em Artes Cênicas pela universidade Federal da Bahia e pela École Nationale de Architeture de Grenoble, na França (2013). Atuando no cinema como produtor, roteirista e diretor, ele já recebeu diversos prêmio e é conhecido nacionalmente pelas suas obras. No cinema ganhou destaque como realizador dos filmes Eu Sou o Servo, O Sonho de Inacim e Beiço de Estrada.



Eliézer Leite Rolim Filho nasceu em Cajazeiras (PB), em 23 de novembro de 1961, na Rua Souza Assis, filho de Eliézer Leite Rolim e Raumita Coelho Rolim. Aos nove anos, deixou a residência paterna para estudar em um colégio dirigido por padres, em Itaporanga (PB), passando a ser educado pelo seu tio, o Padre José Sinfrônio de Assis Filho.

Foi no internato que travou conhecimento com o teatro e, ao voltar para Cajazeiras, em 1975, fundou o Grupo Teatral Mickey que, mais tarde, passaria a se chamar Grupo de Teatro Terra, um dos grupos mais importantes do movimento cultural do Estado da Paraíba, após haver ganhado destaque e prêmio nacional, com o espetáculo Beiço de Estrada, outorgado pelo Projeto Mambembão (1979). O Grupo Terra foi o referencial artístico de uma geração e um dos responsáveis pela luta, objetivando a construção do Teatro Ica.


Adaptado com o Resenha Politika e Coisas de Cajazeiras