27 de agosto de 2015

Técnicos da ANA,AESA e DNOCS realiza visita ao Açude de Boqueirão de Piranhas, reservatória passa pela sua pior crise de todos os tempos.



Representantes da ANA, AESA e DNOCS, estiveram na manhã desta quarta feira (26) visitando o açude de Engenheiro Ávidos (Boqueirão de Piranhas), com a finalidade de acompanhar de perto a situação do manancial que passa pela pior crise hidrica de todos os tempos. Estiveram acompanhando os representantes dos órgãos reguladores, o gerente regional da CAGEPA Cleudismar Alexandre (Neném da CAGEPA), o vereador Neguin do Mondrian e parte da imprensa, que apresentaram aos técnicos o retrato difícil pelo qual passa o açude que tem capacidade para cerca de 255 milhões de m³.

As visitas seguem na tarde desta quarta ao açude de São Gonçalo, localizado no município de Sousa-PB, que também se encontra em estado crítico em relação ao seu volume armazenado. Também na tarde de hoje, acontecerá uma reunião com representações ligadas a movimentos de combate ao desperdício d água na cidade “Sorriso”.

Na última segunda feira a comissão de representações esteve reunida no Sindicato de Trabalhadores Rurais de Cajazeiras onde debateram o uso racional da água da barragem de Lagoa do Arroz, e na tarde desta terça feira (25) foram até o município de São João do Rio do Peixe, quando discutiram o mesmo assunto referente ao açude de Pilões.

Na visita desta manhã, o representante da ANA (Agência Nacional das Águas) Wilde Cardoso, disse que a finalidade da visita foi acompanhar de perto as condições de operações dos reservatórios, construindo melhores formas de aproveitamento das águas, e propor para os próximos anos, ações necessárias para que não se chegue à situação atual.

Já Fábio Cidrin, representante da AESA (Agência Executiva de Gestão das Águas) disse que a captação flutuante da CAGEPA resolve com segurança o abastecimento de Cajazeiras, e a preocupação da agência é acompanhar a regressão do volume para está sempre alerta para a implementação de estudos para racionamento das águas.

Ednardo Oliveira representante do DNOCS disse que o órgão estava fazendo o acompanhamento da visita, mas que as decisões finais cabe a ANA que é o órgão federal de regulação.

O gerente do escritório regional da CAGEPA, Cleudismar Alexandre Maciel (Neném da CAGEPA),  e o vereador "Neguin do mondrean" acompanharam a  visita.

O reservatório passa por sua pior crise desde que foi construído, em 1932
 adaptado com o blog do Furao