![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEi5eqWVwuC2q1Uz2Y_JizeMy_D3BRnt74Cc_UIw1O-QYHL-16ygjTp79Ss0QJx93zCB2O2Zxeyhbxx1rP6-a1F5P5PFOdBr_3pbrGv5weo0Pj60l3YH1o5ZXRKvEZD-04sXm6wN0yr14BVE/s400-rw/11907170_2116534381820599_9060560696106761128_n.jpg)
Representantes da ANA, AESA e DNOCS, estiveram na manhã desta quarta feira (26) visitando o açude de Engenheiro Ávidos (Boqueirão de Piranhas), com a finalidade de acompanhar de perto a situação do manancial que passa pela pior crise hidrica de todos os tempos. Estiveram acompanhando os representantes dos órgãos reguladores, o gerente regional da CAGEPA Cleudismar Alexandre (Neném da CAGEPA), o vereador Neguin do Mondrian e parte da imprensa, que apresentaram aos técnicos o retrato difícil pelo qual passa o açude que tem capacidade para cerca de 255 milhões de m³.
As visitas seguem na tarde desta quarta ao açude de São Gonçalo, localizado no município de Sousa-PB, que também se encontra em estado crítico em relação ao seu volume armazenado. Também na tarde de hoje, acontecerá uma reunião com representações ligadas a movimentos de combate ao desperdício d água na cidade “Sorriso”.
Na última segunda feira a comissão de representações esteve reunida no Sindicato de Trabalhadores Rurais de Cajazeiras onde debateram o uso racional da água da barragem de Lagoa do Arroz, e na tarde desta terça feira (25) foram até o município de São João do Rio do Peixe, quando discutiram o mesmo assunto referente ao açude de Pilões.
Na visita desta manhã, o representante da ANA (Agência Nacional das Águas) Wilde Cardoso, disse que a finalidade da visita foi acompanhar de perto as condições de operações dos reservatórios, construindo melhores formas de aproveitamento das águas, e propor para os próximos anos, ações necessárias para que não se chegue à situação atual.
Já Fábio Cidrin, representante da AESA (Agência Executiva de Gestão das Águas) disse que a captação flutuante da CAGEPA resolve com segurança o abastecimento de Cajazeiras, e a preocupação da agência é acompanhar a regressão do volume para está sempre alerta para a implementação de estudos para racionamento das águas.
Ednardo Oliveira representante do DNOCS disse que o órgão estava fazendo o acompanhamento da visita, mas que as decisões finais cabe a ANA que é o órgão federal de regulação.
O gerente do escritório regional da CAGEPA, Cleudismar Alexandre Maciel (Neném da CAGEPA), e o vereador "Neguin do mondrean" acompanharam a visita.
O reservatório passa por sua pior crise desde que foi construído, em 1932
adaptado com o blog do Furao