11 de novembro de 2015

Ricardo apresenta potencialidades da Paraíba para autoridades de mais de 170 países.



O governador Ricardo Coutinho apresentou, nessa terça-feira (10), aos executivos da Organização das Nações Unidas (ONU), da Google e de outras multinacionais, além de embaixadores e outras autoridades representantes de 173 países, os atrativos turísticos e a infraestrutura da Paraíba. A explanação teve o objetivo de atrair investimentos, além de reforçar parcerias governamentais.

O vice-presidente mundial da Google Inc, Vint Cerf, e outros executivos estrangeiros, elogiaram o discurso do governador paraibano, destacando seu perfil ousado com visão estratégica que defende o desenvolvimento sustentável.

Ricardo mostrou investimentos do Governo do Estado na educação, infraestrutura, políticas sociais. Ele ainda destacou que a Paraíba é o maior exportador de calçados; referência nacional em formação de doutores, ocupando a quinta posição no país; tem condições ideais para produção de energia eólica e solar no Sertão; um porto com localização estratégica; polo cerâmico; um PIB que, nos últimos quatro anos, cresceu acima da média nacional; entre outros atrativos para investidores.


No encontro de trabalho, uma extensão dos contatos estabelecidos no Fórum de Governança da Internet (IGF – 2015), Ricardo afirmou que quer compartilhar o esforço para incentivar o desenvolvimento da Paraíba e oferecer melhores condições de vida aos moradores. “Nós queremos olhar adiante”, destacou.

“A Paraíba, nos últimos quatro anos, teve um crescimento no seu Produto Interno Bruto [PIB], de quase 6%, muito acima da média nacional. Acredito que é preciso ser ousado e temos aqui no Estado um conjunto de investimentos que diferencia a Paraíba em busca de desenvolvimento”, completou.

Ricardo reforçou os investimentos em rodovias, com mais de R$ 1 bilhão aplicado, em 1.600 km de estradas pavimentadas; também pontuou os recursos aplicados em obras hídricas com investimentos de mais de R$ 3 bilhões. “A base de nossa economia se encontra no setor cerâmico e cimenteiro, somos o segundo maior polo cimenteiro do país, perdemos apenas para Minas Gerais e temos pretensão de ampliar nosso parque eólico. O nosso interesse, inclusive com o IGF, é colocar e acelerar a Paraíba na rota da tecnologia, nós temos três mil km de fibra óptica sendo implantada interligando 55 cidades”, lembrou.

O presidente do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGIbr), Virgílio Almeida, ressaltou a importância do apoio do Governo da Paraíba para a realização da 10ª edição do Fórum de Governança da Internet. “Eu queria ressaltar o papel do Governo da Paraíba na viabilização deste evento aqui no estado de uma maneira tão acolhedora e com um povo tão hospitaleiro, somado a isso a beleza das praias, é um fator adicional a importância do evento e torna as pessoas mais motivadas a explorarem novas ideias”, comentou.

O diretor executivo do Comitê Gestor da Internet (CGIbr), Hartmut Glaser, afirmou que o IGF 2015 colocou a cidade de João Pessoa e a Paraíba na conexão definitiva com a rede mundial de computadores. Glaser disse que a ONU trouxe para João Pessoa cerca de 40 executivos e todos estão impressionados com a gentileza, a hospitalidade dos paraibanos e a beleza da cidade.

O governador Ricardo Coutinho apresentou ainda aos executivos o Projeto de Inclusão Através da Música e das Artes (Prima), hoje com mais de 1.700 crianças e adolescentes inscritos e que moram em áreas de vulnerabilidade social. São 12 polos e 19 núcleos em toda Paraíba. Jovens do polo do Alto do Mateus se apresentaram no evento. “O Prima é uma experiência importante para a gestão que represento e que está dando certo aqui na Paraíba”, reforçou.

Vários participantes do Fórum de Governança da Internet se reuniram com o governador Ricardo Coutinho, entre eles, Fadi Chehade, presidente da multinacional Icann (Corporação da Internet para Atribuição de Nomes e Números); Lenni Montiel Medina, secretário geral adjunto da ONU; Liliana Ayalde, embaixadora dos Estados Unidos; Dirk Brengelmann, embaixador da Alemanha; Benedito Fonseca, embaixador do Brasil; além da vice-governadora Lígia Feliciano, secretários de Estado; deputados estaduais e empresários da Paraíba.