Os prefeitos da região de Cajazeiras se reuniram na manhã desta segunda-feira (31) na sede da AMASP (Associação dos Municípios do Alto Sertão da Paraíba) para discutirem a instalação de um centro de recuperação de dependentes químicos que atenderá usuários dos 15 municípios da região.
Caso o projeto se concretize, o centro funcionará na cidade de São José de Piranhas e será construído no local onde fica o primeiro canteiro de obras montado para a transposição do Rio São Francisco, e receberá suporte das empresas envolvidas no projeto da transposição.
Além disso, a CNM (Confederação Nacional dos Municípios) também está envolvida no projeto e poderá contribuir trazendo recursos da União Europeia.
A ideia é que as despesas com o funcionamento do centro sejam repartidas entre os municípios através de um consórcio.
De acordo com o prefeito de São José de Piranhas, Domingos Neto, a CNM vai se tornar uma parceira dos 15 municípios do Alto Sertão para que o benefício seja executado. “Através dela vamos buscar recursos internacionais. É uma contrapartida mais do que interessante”, disse.
A coordenadora do projeto Reinserir da CNM, Rosângela Ribeiro avaliou a reunião como positiva graças a presença de profissionais que já trabalham com o problema da reinserção e de prefeitos da região. “Vimos o interesse dessas pessoas e tivemos a oportunidade de apresentar o projeto desenvolvido pela CNM”, disse ela.
com o diariodosertao