O governador Ricardo Coutinho participou, na tarde desta sexta-feira (29), da formatura dos 244 novos soldados da Polícia Militar, formados na Região Metropolitana de João Pessoa. Ao todo, são mais 377 novos soldados se formando na Paraíba, chegando a quase 2 mil desde 2011. Durante a solenidade, realizada em frente ao Palácio da Redenção, os soldados receberam certificados, boinas, distintivo de curso, a divisa de soldado e coletes balísticos, que ficarão com eles permanentemente.
Também estiveram presentes na solenidade a vice-governadora Lígia Feliciano, o secretário da Segurança e Defesa Social, Cláudio Lima, o comandante geral da Polícia Militar, coronel Euller Chaves, o delegado geral da Polícia Civil, João Alves, deputados estaduais, auxiliares do Governo e outras autoridades da área da segurança pública.
“Quase 400 novos policiais militares estão se formando na Paraíba, hoje são 244 somente aqui na Grande João Pessoa. Este é um momento de alegria, porque recebemos um efetivo novo e capacitado, o que é muito importante para trazer mais segurança para a população paraibana”, afirmou o secretário da Segurança e Defesa Social, Cláudio Lima.
O comandante geral da Polícia Militar, coronel Euller Chaves, ressaltou que este é um momento especial, porque marca a conclusão do curso de formação que habilita os jovens soldados a servirem à sociedade. “Recebemos com alegria a vinda desses soldados que chegam para se aliar aos heróis que já trabalham, cotidianamente, servindo e protegendo o cidadão com qualidade. E hoje temos um marco, todo policial militar da Paraíba tem um colete balístico de proteção individual para ele conduzir no seu dia a dia, o que é de fundamental importância”, frisou.
Em 2011, o efetivo da Polícia Militar contava com pouco mais de mil coletes balísticos, atualmente, são 8 mil disponíveis para os policiais. Já foram investidos, nesta gestão, mais de R$ 6 milhões na aquisição de coletes balísticos. Hoje, a Polícia Militar opera com uma das frotas mais modernas do país, sendo 1.590 viaturas, entre carros e motos, próprios e locados. Até 2010, eram pouco mais de 800 viaturas.
O curso de Formação de Soldados teve duração de cerca de 1.264 horas/aulas, com 51 disciplinas, entre elas, direitos humanos, noções de prevenção às drogas, controle psicológico da violência, diversidade étnico-sociocultural, doutrina de policiamento ostensivo, abordagem, defesa pessoal, ética, cidadania e tiro defensivo, no qual o policial é treinado com mais de 200 disparos.
“Foi um ano de bastante luta e muita perseverança neste curso, mas com fé em Deus e determinação chegamos aqui. Me sinto uma privilegiada por conseguir ser incorporada como soldado da honrada Polícia Militar da Paraíba”, comemorou a soldado Cláudia Valéria dos Santos.
SECOM