13 de dezembro de 2021

Dia Nacional do Forró: Estilo musical é celebrado nesta segunda .

 


O Dia Nacional do Forró é comemorado nesta segunda-feira (13), data do nascimento de Luiz Gonzaga, o "Rei do Baião". O estilo musical genuinamente nordestino foi declarado patrimônio imaterial brasileiro pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), na última quinta-feira (9), e a conquista é celebrada por forrozeiros baianos.

O anúncio foi feito após uma reunião do Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural da entidade, que considerou a expressão musical como "supergênero", por agrupar diversos ritmos, como o baião, o xote, o xaxado, o chamego, o miudinho, a quadrilha e o arrasta-pé.

O reconhecimento lembra que os anos 1990 trouxeram a maior transformação do estilo. Com incorporação de novos instrumentos, bailarinas, e elementos de outros ritmos, nasceu o forró eletrônico, também chamado forró estilizado.

O documento menciona, ainda, que forró tem grandes representantes, como Elba Ramalho, Geraldo Azevedo, além de bandas diversas. Na Bahia, os destaques são Zelito Miranda, Virgílio, banda Estakazero e muito mais.

O forrozeiro Virgilio, referência na musica baiana, com mais de 40 anos de carreira, que emplacou sucessos como ”Iá Iá Maravilha”, ”Dez Litros de Licor” e outras canções, comemorou a conquista. Na opinião dele, "o forró há existe há um século, contudo, nunca teve o devido reconhecimento".

”Foi a melhor decisão que o governo e o povo tomaram, para transformar nosso forró. Precisava assinar mesmo para valorizar nossa cultura”, comentou.

g1