12 de dezembro de 2022

Diplomação no TSE: Lula chora e diz que povo recuperou a democracia no Brasil

 

BRASÍLIA – O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) chorou nesta segunda-feira, 12, ao ser diplomado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e disse que aquela cerimônia representava a celebração da democracia. Lula recebeu o diploma das mãos do presidente do TSE, ministro Alexandre de Moraes, e vinculou o ato à garantia de democracia no Brasil após derrotar Jair Bolsonaro (PL) nas eleições.

“Eu sei o quanto custou, não apenas a mim, o quanto custou ao povo brasileiro, essa espera para que a gente pudesse reconquistar a democracia nesse País”, afirmou Lula ao começar o discurso no TSE. A exemplo do que ocorreu em 2002, quando foi eleito presidente pela primeira vez, Lula se emocionou ao lembrar daquela solenidade, quando recebeu o diploma após concorrer à Presidência sem ter um diploma universitário.

“Quero pedir desculpas a vocês pela emoção porque quem passou o que eu passei, nesses últimos anos, estar aqui agora é a certeza de que Deus existe e que o povo brasileiro é maior do que qualquer pessoa que tentar o arbítrio nesse País. Eu sei o quanto custou não apenas a mim, o quanto custou ao povo brasileiro essa espera para que a gente pudesse reconquistar a democracia nesse País”, afirmou Lula.

msn