1 de maio de 2023

Capivara Filó é devolvida a influenciador após Justiça conceder guarda.




A capivara Filó foi devolvida ao influencer Agenor Tupinambá na manhã de hoje (30) após uma decisão da Justiça Federal do Amazonas autorizar a guarda provisória do animal até o fim do processo. A capivara havia sido entregue ao Ibama na quinta-feira (27).

Após a devolução, a capivara já se encontra na casa do influenciador e foi solta no local, segundo vídeo publicado pela deputada estadual Joana Darc (União Brasil) (veja abaixo). Agenor mora na cidade de Autazes (AM).

A decisão obrigou o Ibama a entregar a capivara. Já Tupinambá foi obrigado a garantir o transporte do animal por "meios seguros e adequados", comprovados por um veterinário ou biólogo. O influencer também deverá apresentar à Justiça as condições de saúde da capivara e dar livre acesso para fiscalização por parte de órgãos ambientais.

Em decisão, o juiz Márcio André Lopes Cavalcante afirmou que Tupinambá vive em "perfeita e respeitosa" simbiose com a floresta e os animais.

Percebe-se, portanto, que não é a Filó que mora na casa de Agenor. É o autor que vive na floresta, como ocorre com outros milhares de ribeirinhos da Amazônia, realidade muito difícil de ser imaginada por moradores de outras localidades urbanas do Brasil.

A entrega foi acompanhada pela deputada, que também gravou a devolução do animal. A parlamentar compartilhou o trecho da decisão que autoriza a guarda do animal a Agenor. Mais cedo, a deputada chegou a invadir o local. Ela afirmava que o Ibama não estava cumprindo a decisão judicial e foi contida por seguranças. Uma manifestação também foi conduzida em frente à sede do Ibama em Manaus. Ao ver a devolução do animal, os participantes aplaudiram a cena.

Procurado, o Ibama ainda não se manifestou sobre a decisão judicial.