Uma fotografia do caderno rosa do Enem 2023, que mostrava o tema da Prova de Redação, vazou em um grupo do WhatsApp, quase 4 horas antes do tempo permitido para sair com a prova. Um suspeito de ter divulgado de forma ilícita o conteúdo da prova foi alvo da operação "Limite Virtual" da Polícia Federal (PF), em Sobral, na região norte do Ceará, na manhã desta quarta-feira (24).
O chefe da Delegacia de Polícia Federal de Juazeiro do Norte, Daniel Ramos, contou que a investigação sobre o vazamento foi iniciada pela PF no Paraná, ao ser acionada pelo Inep, após um morador daquele Estado compartilhar a fotografia nas suas redes sociais. Mas o suspeito apontou que retirou a imagem de um grupo do WhatsApp.
Ao aprofundar as investigações, um novo suspeito surgiu: um morador de Sobral, que postou a imagem em um grupo, por volta de 14h40 do dia 5 de novembro de 2023. A prova começou às 13h30 e tinha prazo máximo de término às 19h. Os candidatos que quisessem sair com o caderno de redação tinham que esperar até 18h30.
resenhapolitika